-
Arquitetos: Mjölk architects; Mjölk architects
- Área: 226 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Jakub Skokan, Martin Tůma / BoysPlayNice
-
Fabricantes: Millante, Nordlux, Vitra
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto começou quando nossos clientes vieram até nós depois de comprar uma antiga casa em ruínas. A estrutura de mais de cem anos estava precisando urgentemente de uma reforma. O edifício original, uma casa de duas águas, estava a beira do colapso e por isso decidimos nos desfazer dela. Por outro lado, as paredes de pedra do porão ainda estavam em ótimas condições, elas seriam a base sobre a qual reconstruiríamos a sua nova casa. Procuramos projetar um edifício moderno mas que fosse capaz de se conectar com a história do seu passado. Talvez teria sido mais fácil restaurar a antiga casa em ruínas, ou ter começado tudo de novo do zero. Não escolhemos o caminho mais fácil, mas com certeza valeu a pena.
O lote faz frente a uma movimentada via urbana que leva os visitantes da cidade para as montanhas nevadas nos arredores de Liberec, uma pequena cidade no extremo noroeste da República Checa. Talvez este tenha sido o fator pelo qual esta casa foi abandonada. Por isso projetamos um novo e massivo muro de concreto em frente à calçada, minimizando a quantidade de ruído no interior da casa, além de definir uma clara marcação entre o espaço público e privado. Atrás do muro, há um pequeno quintal com belas vista para o famoso pico da montanha Ještěd, um espaço intermediário que conecta a casa principal com a casa de hóspedes e as escadas que levam a um segundo pátio no nível inferior do terreno.
Assim como o edifício precedente, a casa foi construída em estrutura de madeira pintada de preto, além, é claro, da tradicional cobertura em duas águas. A casa se ergue sobre as solidas paredes pré-existentes de pedra, na verdade, duas casas; a casa da família e uma pequena casa de hóspedes construída para o filho do casal, um jovem marinheiro que passa a maior parte do ano longe de casa.
A casa principal foi projetada para os outros três membros da família - o nosso casal de amigos e sua filha. O volume de madeira que se apoia sobre as fundações de pedra, abriga dois quartos, um escritório, um banheiro e toalete além de um pátio ao ar livre com sauna. A sauna é um item indispensável nesta região, uma maneira agradável de enfrentar os rigorosos invernos da região.
A implantação longitudinal no terreno permite que a casa se abra para os dois lados. Enormes janelas de vidro enquadram as vistas do vale e da montanha de um lado e o pátio da sauna do outro lado. Descendo os degraus para o antigo porão, chegamos a sala de estar com lareira e uma ampla cozinha com sala de jantar que se abrem para o pátio inferior.
O projeto de interiores também conta um pouca da história deste lugar. Nos banheiros decidimos por utilizar torneiras de jardim e tubulação de cobre aparente. Nos quartos optamos por armários aéreos, liberando mais espaço e proporcionando uma maior sensação de continuidade espacial ente o quarto o closet e o banheiro.
O balcão da cozinha foi projetado para revelar as antigas estruturas de pedra do porão. O quintal é modesto mas cheio de vida. Duas árvores de grande porte dão a impressão de estarmos no meio de um bosque ao pé da montanha.